Arrebatamento
- Como os santos serão transformados no arrebatamento
Os corpos dos santos
"arrebatados" para encontrar o Senhor nos ares passarão por uma
tremenda mudança física. Não se trata de receberem novos corpos, mas corpos
"transformados" (1 Co 15:51, 52; Fp 3:21; Jó 14:14). Seus corpos
serão glorificados como aconteceu com o corpo do Senhor Jesus Cristo quando
apareceu para Seus discípulos em ressurreição (Rm 8:17,28-30; Fp 3:21; Lc
24:39). [ver nota]
[Nota: Não conhecemos qualquer versículo
bíblico que diga que os santos receberão novos corpos. Dizer que os santos
receberiam corpos novos seria negar a ressurreição! Os mesmos corpos com que os
santos viveram enquanto estavam na terra serão ressuscitados. Todavia, eles não
são ressuscitados nas mesmas condições em que viveram antes de morrerem, mas
serão ressuscitados incorruptíveis. Terão corpos glorificados. Os santos que
estiverem vivos na terra por ocasião do arrebatamento também terão seus corpos
transformados.]
Os santos arrebatados
experimentarão, além de uma mudança física, uma permanente semelhança moral com
Cristo. Essa obra moral nos santos, que é efetuada pelo trabalho silencioso do
Espírito de Deus, já teve início enquanto ainda se encontram neste mundo, mas
então ela se completará. (Rm 8:28-30; 2 Co 3:18). Todos eles serão fisicamente
semelhantes a Cristo (Fp 3:21) e também moralmente (1 Jo 3:2) para todo o
sempre.
A natureza pecadora
arruinada será erradicada dos santos arrebatados. Eles nunca mais pecarão. (Hb
11:40; 12:23 - "aperfeiçoados" diz respeito à pessoa na sua
totalidade: corpo, alma e espírito; Nm 24:20 - "Amaleque" tipifica a
carne, a natureza caída e pecaminosa).
As crianças sem idade
suficiente para serem consideradas responsáveis por seus pecados, cujos pais
(ou mesmo um deles) são redimidos, subirão também para encontrar o Senhor nos
ares. (1 Co 7:14 - "santos"). Os pais incrédulos e seus filhos serão
deixados para trás para entrarem na tribulação. À medida que essas crianças
forem crescendo durante a tribulação, elas terão oportunidade de ouvir e crer
no Evangelho do Reino, o qual será pregado nessa época. [veja nota]
[Nota: O Evangelho do Reino não deve ser
confundido com o Evangelho da graça de Deus (Atos 20:34), que os cristãos estão
pregando hoje. O Evangelho da graça de Deus promete a justificação pela fé em
Cristo e um lar com Ele eternamente no céu. O Evangelho do Reino declara as
boas novas da vinda do Rei que irá estabelecer o Seu Reino na terra em poder.
Aqueles que crerem no Evangelho do Reino e escaparem do martírio durante a
tribulação, entrarão no reino para desfrutar de suas bênçãos na terra. Trata-se
do mesmo evangelho pregado antes do dia de Pentecostes por João Batista (Mt
3:1-2), pelo Senhor Jesus Cristo, o Rei (Mt 4:17), e por Seus discípulos (Mt
10:7).]
Se alguma criança for
morta durante os sete anos de tribulação, sua alma estará a salvo com Cristo no
céu (Mt 18:10,11). De qualquer modo a morte seria para ela um ato de
misericórdia, pois se fosse deixada para crescer e atingir a idade adulta
separada da operação da graça de Deus, iria se tornar como seus pais
incrédulos, rejeitando o evangelho e sendo levada a juízo. Ao contrário do que
alguns pensam, o mundo não ficará esvaziado de crianças no arrebatamento. C. H.
Brown costumava dizer que "Deus não assaltará o berço do incrédulo no
arrebatamento". Deus deixa a família do incrédulo intacta. [veja nota]
[Nota: As figuras que encontramos no
Antigo Testamento do juízo do mundo também indicam o mesmo. Ao contrário do que
aconteceu com Noé e sua família, por ocasião do dilúvio, os filhos dos
incrédulos não foram tirados do mundo antes que chegasse o dilúvio. Ao
contrário do que aconteceu com Ló e sua família, os incrédulos e suas famílias
não foram tirados de Sodoma e Gomorra antes que fogo e enxofre queimassem
aquelas cidades.]
Traduzido de "Outline of
Prophetic Events", por Bruce Anstey publicado por Christian Truth
Publishing. Traduzido por Mario Persona.