segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Doze apóstolos

Leitura: Mateus 10:1-4

Nos últimos 3 minutos vimos da necessidade de trabalhadores para a seara do Senhor e da ordem das coisas: primeiro crer para depois testemunhar. Agora Jesus escolhe doze homens para uma missão. Apóstolo significa "mensageiro" ou "enviado". Os doze são tão diferentes entre si que é provável que você se reconheça em algum deles.

Você pode ser como Simão, que recebeu o nome de Pedro. Impetuoso, emotivo e autoconfiante ao extremo. Precisou aprender que somos propensos a negar o Senhor para proteger nossa reputação.

André foi apresentado a Jesus por João Batista e levou seu irmão Pedro ao Senhor. Pessoas assim têm um coração ansioso por encaminhar amigos e parentes ao Salvador.

Tiago, filho de Zebedeu, foi o primeiro dos apóstolos a morrer como mártir, seguido depois de muitos outros. Você está disposto a seguir a Cristo mesmo sabendo que milhões perderam a vida nesse caminho?

João, irmão de Tiago, foi o discípulo amado por Jesus, o mais próximo, aquele que se reclinava sobre o seu peito. Foi deixado neste mundo até a velhice para escrever sobre a volta de Jesus.

Filipe, de Betsaida, foi quem levou Natanael a Jesus. Naquele episódio Natanael retrucou: "Pode acaso vir alguma coisa que preste de Nazaré?". Filipe simplesmente respondeu: "Venha comigo e veja por si mesmo". As pessoas confiam em você tanto assim para se deixarem conduzir a Jesus?

Acredita-se que o próximo apóstolo, Bartolomeu, seja o mesmo Natanael. Se for, naquele encontro com Jesus ele descobriu que Jesus já o conhecia, como conhece você agora, sabe de toda a sua vida e quer tê-lo como discípulo.

De Tomé você já ouviu falar. Ele é famoso por sua incredulidade. Mesmo que você esteja cheio de dúvidas e perguntas, isso não impede que vá a Jesus. É melhor ter dúvidas de frente para ele do que de costas.

Mateus era o cobrador de impostos, o que trabalhava para o inimigo, o menos qualificado para apresentar Jesus aos judeus. Sim, o seu evangelho é o único em aramaico, a língua falada pelos judeus na época. Todo o resto do Novo Testamento foi escrito em grego. Quando Jesus chama alguém, ele qualifica essa pessoa.

O outro Tiago era filho de Alfeu e, assim com Tadeu, não sabemos muito sobre ele. Nas fileiras dos que seguem a Jesus existe lugar para pessoas que atuam nos bastidores, que são tão importantes quanto os que atuam na linha de frente.

Há ainda Simão, o cananita, também chamado de zelote. Ninguém fala dele, mas é melhor assim do que ser famoso como o último apóstolo: Judas Iscariotes, aquele que traiu o Senhor.

Qual a principal característica de Judas? Seguia a Jesus por causa do dinheiro. Será este o seu caso? Espero que não.