sábado, 2 de maio de 2015

O leproso


Leitura: Mateus 8:1-4, Marcos 1:40-45; Lucas 5:12-16

Jesus dá início ao seu ministério de curas e milagres para provar suas credenciais. Israel esperava pelo Messias, e Deus queria mostrar que ele tinha poder sobre as enfermidades, a morte e os elementos.

A primeira cura é a do leproso, o que tem grande significado para nós porque a lepra, na Bíblia, é uma figura do pecado. Nascemos pecadores, e se você quiser receber qualquer coisa de Deus deve começar pela cura de seu pecado, por sua salvação.

Isso só é possível porque Jesus morreu em seu lugar para sofrer a pena que você deveria sofrer no lago de fogo por toda a eternidade. Ele substituiu você no juízo divino, ressuscitou e agora todo aquele que crê nele como Salvador recebe a vida eterna. De graça.

A lepra deixa a pessoa insensível à dor, por isso o leproso acaba se ferindo o tempo todo sem perceber. Um simples sapato apertado pode causar uma ferida grave sem que o leproso perceba, e a infecção pode levar à amputação ou até à morte por gangrena. Exatamente como o pecado, que nos torna insensíveis e indiferentes às suas graves conseqüências. A Bíblia diz que, com o pecado, a morte entrou na Criação e todos pecaram.

A primeira coisa que o leproso desta passagem do evangelho de Mateus faz é se ajoelhar e adorar a Jesus. Oras, isso era algo inconcebível para um judeu, que desde criança aprendia que homem algum devia ser adorado, só Deus. Mas aquele homem, Jesus, era Deus.

Se você quer ser perdoado, quer ser purificado de seus pecados, comece reconhecendo quem Jesus realmente é: Deus manifestado em carne. Depois, faça como o leproso, peça para ele purificar você de seus pecados.

Quando o leproso pede por purificação, Jesus faz algo inconcebível na religião judaica: ele toca o leproso. No judaísmo quem tocasse um leproso era contaminado, recebia em seu corpo a lepra do enfermo.

Jesus fez isso por mim e por você na cruz. Ele não apenas nos tocou, mas recebeu sobre o seu corpo todos os nossos pecados, morreu e ressuscitou para nos purificar. Se você espera de Deus algum milagre, comece por este: reconheça-se impuro, enfermo, pecador e peça por purificação. Reconheça que Jesus é Deus, prostre-se diante dele, confesse seus pecados a ele, peça perdão, peça a salvação. Ele quer salvar.

Ele irá tratar de você como tratou do leproso. Mesmo que você não o veja e nem sinta qualquer coisa, ele irá tocar você. Com o servo do centurião romano foi assim. Ele não viu Jesus, não sentiu seu toque, e mesmo assim foi curado à distância. Mas este é o assunto dos próximos 3 minutos.